Dicas

8 dicas de como criar cachorro em apartamento

  • Por: Fernando Blömer
  • 04/10/2021

Se você tem muita vontade de ter um pet, mas acha que criar cachorro em apartamento é uma missão impossível, separamos ótimas dicas para ajudar você a ter um convívio tranquilo!

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de cachorros já supera o de filhos pequenos nos lares brasileiros. Isso é sinônimo de famílias menores e, consequentemente, apartamentos cada vez mais compactos.

 

Como criar cachorro em apartamento?

Não é preciso abrir mão da alegria de ser recebido por um cãozinho ao final de um dia cansativo só porque mora em apartamento. Basta ter comprometimento e responsabilidades e seguir nossas dicas!

 

1. Analise todos os aspectos

Sobre o cão

Cães de pequeno e médio porte são os mais indicados para serem criados em apartamentos, mas nem sempre o tamanho é o critério mais importante. Tente escolher uma raça mais tranquila, mesmo que seja de maior porte.

 

Sobre o apartamento

Apartamentos são caracteristicamente mais compactos. Então, se a intensão não for deixar o animal circular livremente pelos ambientes, é melhor repensar a decisão. Manter um cãozinho confinado por muito tempo em lugares pequenos, como sacadas ou áreas de serviço, o deixará bastante infeliz.

 

Sobre o condomínio

Lembre-se de que morar em condomínio é compartilhar responsabilidades com todos os outros moradores. 

 

2. Separe um cantinho para seu melhor amigo

Crie um cantinho especial para o cão, mesmo que ele circule por todo o apartamento ou durma com você. Com isso, quando ele estiver sozinho, terá um lugar de costume para ficar e saberá onde encontrar suas coisinhas.

Nesse cantinho, coloque uma caminha confortável e uma caixa com os brinquedos do cãozinho — para mantê-los organizados. Não é preciso de muito espaço, pode ser um canto da sala ou do quarto.

 

3. Mantenha a limpeza em dia

Para criar um cachorrinho dentro de um apartamento é preciso ter um pouco mais de disciplina com relação à limpeza.

Organize-se para fazer a cada dois dias:

  • usar o aspirador de pó para retirar o excesso de pelos soltos pela casa, móveis e estofados;
  • passar pano com desinfetante diluído em água por todo o piso (quando indicado).

Deve ser feito, pelo menos, uma vez ao dia:

  • retirar as necessidades feitas pelo cãozinho, limpar o local com desinfetante e trocar o tapete higiênico ou jornal;
  • lavar e trocar as vasilhas de água e comida para evitar o acúmulo de poeira e criação de fungos prejudiciais à saúde do animal.


Uma vez por semana:

  • limpe a caminha do pet, lave as cobertas e os brinquedos.


4. Não descuide do banho e tosa

Cachorros criados em apartamento tendem a se manter mais limpos do que os que ficam em lugares abertos. Mas é preciso lembrar que eles saem para passear e que os cães têm um cheirinho característico mais forte que pode tomar conta do ambiente.

Portanto, o banho é necessário a cada 15 dias, ou uma vez por semana, dependendo da raça do cachorro.

 

5. Eduque seu cãozinho

Eduque, desde cedo, seu cão sobre o que ele pode fazer, onde pode entrar ou subir e o que ele pode (e não pode) comer. Além de facilitar seu dia a dia, ainda evitará que ocorram acidentes nos momentos em que ele estiver sozinho.

 

A técnica da recompensa é a que melhor funciona na hora de ensinar algo a seu cãozinho, como o lugar correto de fazer as necessidades, por exemplo.

 

6. Enriqueça o ambiente

É muito comum o cachorro ficar várias horas sozinho enquanto os donos estão trabalhando. E nessa hora, se ele não tiver com o que se distrair, seus sapatos e móveis podem não sobreviver.

Uma opção muito legal é ter mais de um cãozinho para evitar a solidão, mas se isso não for possível, prepare o ambiente para esse período.

 

7. Dê muita atenção a seu amigo

Permanecer longos períodos dentro do apartamento ou sozinho pode gerar ansiedade e estresse no cão. Por isso, leve-o para passear pelo menos uma vez ao dia, com duração de no mínimo 30 minutos.

O passeio frequente evita o sedentarismo, a obesidade e proporciona ao animal a interação com outras pessoas e cães, o que é muito importante no desenvolvimento da sua personalidade.

 

8. Traga seu amigo para nosso Day Care

day care do Pet Play é uma das saídas mais incríveis para que possamos promover saúde e bem-estar ao nosso cãozinho. Afinal, como você sabe, cuidar de um pet é muito mais do que simplesmente oferecer uma boa ração e uma caminha quentinha. É fundamental que você considere aspectos ligados a saúde mental e, claro, saúde física do animal.

 

 

Como vimos, criar cachorro em apartamento não é uma tarefa difícil. Com um pouco de criatividade, disciplina, disposição e muito amor você e seu cãozinho serão muito felizes.

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política de privacidade.

Entendi