Com a pandemia e o confinamento, a rotina e o relacionamento existente entre nós e nossos pets foram totalmente modificados nos últimos dois anos. A dependência emocional em relação ao tutor não pode ser visto como um sinal de amor, pois é, na verdade, um transtorno que pode gerar depressão, estresse ou a síndrome de ansiedade de separação.
Cachorros são pets muito companheiros e que se apegam bastante a sua família humana, por conta desta característica, não é incomum que um cão sofra de ansiedade de separação nas mais variadas situações.
É uma condição de pânico que se manifesta em comportamentos destrutivos como arranhar portas e janelas, latir ou uivar constantemente, urinar e defecar pela casa (mesmo em cães treinados), e, em alguns casos, pode resultar no cachorro se machucando sozinho.
Casos de cachorros que latem alto, choram muito, uivam e destroem vários objetos quando estão sozinhos em casa são muito comuns. O que poucos donos se atentam é que esses são os principais sintomas da ansiedade de separação, ou seja, esses problemas podem ser corrigidos pela mudança no tratamento que o animal recebe no dia a dia.
Cachorrinhos de qualquer idade podem desenvolver a doença. Porém, é mais comum nos filhotes, já que tiveram de ser acostumados a uma nova rotina e lar, quando saem de perto da mãe e irmãos.
Sinais da ansiedade de separação em cães:
Comportamento destrutivo, como mastigar móveis, arranhar freneticamente as portas ou paredes; automutilação, arrancando o pelo, coçando a pele, babar ou ofegar excessivamente; latir por períodos prolongados; uivar; chorar; andar em círculos entre outros.
Se o seu cão apresentar sinais de ansiedade de separação, você precisará controlar o problema antes que ele se torne crônico. Por isso, conheça as boas práticas para amenizar o sofrimento do pet.
- Não prolongar as despedidas: Tratar a sua saída de casa com naturalidade é uma ótima maneira de fazer o seu cão entender que não tem motivos para sofrer;
- Enriquecimento ambiental: Proporcionar distração para o cachorro durante o tempo que ele está sozinho é uma maneira dele se entreter e ligar o momento a coisas boas;
- Petiscos: Espalhar snacks pela casa também é uma ótima forma de distrair o seu cãozinho durante o seu tempo fora de casa;
- Terapias alternativas: Existem florais que são formulados especialmente para cachorros que sofrem com a ansiedade de separação;
- Estimular a mastigação: Oferecer brinquedos que podem ser mastigados sem oferecer perigo aos cachorros podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade pela ausência dos donos;
- Day Care / Creche para cães: Esta sem dúvida é uma das saídas mais incríveis para que possamos promover saúde e bem-estar ao nosso cãozinho. Aqui você encontra mais informações sobre o Day Care do Pet Play.
Os donos devem se preocupar em suprir necessidades como a convivência com outros animais e o gasto de energia com atividades físicas e mentais.
Aproveite também para analisar como é o dia do seu animal. Ele tem o suficiente para expressar o seu comportamento e ser feliz? Se não, fazer algumas melhorias, como as citadas acima, podem deixá-lo mais feliz e ajudar a evitar o aparecimento da Ansiedade por Separação.
No Pet Play você encontra profissionais para ajudar seu bichinho de estimação a lidar com a sua ausência. Contate-nos e conheça!